Restrição na operação dos ônibus de Santo André (SP) fica em vigor até 30 de março
Os ônibus municipais de Santo André, no ABC Paulista, vão parar de operar às 22h todos os dias até o dia 30 de março de 2021. O decreto prorrogando a medida foi publicado neste sábado, 13 de março de 2021.
Inicialmente, a medida tinha validade até dia 19 de março. O objetivo da restrição é combater a proliferação do coronavírus na cidade.
Em Santo André, o transporte coletivo municipal está com a circulação interrompida das 22h às 4h. A medida ficará em vigor até 30 de março, durante a vigência da fase emergencial determinada pelo governador João Doria.
Com a restrição, a partir das 22h, as empresas de ônibus municipais estão recolhendo os veículos para as garagens. Depois das 4h, os ônibus estão à disposição da população novamente nos terminais administrados pela SATrans. O transporte gerido pelo estado, como linhas intermunicipais e os trens da CPTM, não são afetados pela medida.
PERCENTUAL DE FROTA
Sobre a quantidade de veículos em circulação, o prefeito Paulo Serra afirmou que os ônibus municipais estão operando com 60% da frota. A declaração foi feita durante uma live na noite desta sexta-feira, 12 de março de 2021.
Segundo o chefe do Executivo, porém, a frota está proporcionalmente maior que o número de passageiros, contabilizado em 25% do que era transportado antes da pandemia.
“Nossa frota de ônibus está em 60% e o número de usuários está em 25%. Então a gente mede isso, não é simulação, é na catraca. A gente fazia 5 milhões de viagens todo mês antes da pandemia. A gente está fazendo 1,5 milhão de viagens. Temos hoje menos gente e proporcionalmente uma frota maior do que quando a gente tinha um fluxo normal de pessoas”, afirmou.